Alguém tem uma caneta aí

6 12 2009

Está era uma perguntinha bem comum durante a época, da  já completamente esquecida fita cassete.  Não que a caneta tivesse algo relacionado com a função da fita, ou com sua reprodução, mas era porque através da caneta era possível se rebobinar a fita com mais agilidade para o ponto que se desejasse, liberando assim o aparelho para se escutar outra.  Estou falando dos anos 1980 e 1990, mais precisamente quando eu  usava a essa mídia. Mas na verdade sua aparição ocorreu bem antes, tendo sido lançada pela Philips, em 1963.

                                                                 

Momento gravação

Para se gravar algo na fita cassete era um processo simples, porém era necessário um pouco de perícia.  A “mão” acontecia apenas com fitas que eram originais, isto é, que já estavam gravadas de fábrica, com alguma música, porque as destinadas para gravação já vinham devidamente prontas para seu destino. Enfim, o que acontecia no primeiro caso é que seria necessário fazer duas buchinhas de papel, para colocar uma de cada lado na parte inferior da fita, onde havia dois quadradinhos fazios, só com o preenchimento deste espaço ocorreria a gravação. 

Embora esteja totalmente fora do mercado, tendo sido literalmente enterrada pelo compact disc (CD), a fita cassete dava conta muito bem de sua função. Entretanto não rara às vezes ocorriam alguns problemas com essa mídia, como por exemplo a chamada desmagnetização, que tinha como resultado a distorção do material de áudio gravado, mas isso já é uma outra história.


Ações

Information

4 responses

9 12 2009
Lembra do walkman? « Coisas Esquecidas

[…] do walkman? 9 12 2009 A caneta para rebobinar a fita cassete era também usada para não gastar a pilha do walkman, para quem vivia usando o aparelho. O […]

10 01 2010
Mario

Usei muita fita cassette nos anos 80, quando era DJ aqui em minha cidade.
as preferidas scotch dinarange e as basf CRO2. os tape decks nacionais deixavam muito a desejar, enquanto os decks importados (AKAI, TEAC, TECHNICS, MARANTZ E OUTROS) davam verdadeiro show de gravação, ficando muito melhor que as gravaçoes originais.

um abraço.

11 01 2010
coisasesquecidas

Oi Mário.

Sou Fernanda uma das criadoras do blog e tenho uma dúvida: como era ser dj com fita cassete?…Explique pra nós!!!

Abraço

Fernanda Preussler

12 01 2010
Mario

Claro que se usava o vinil tambem, o que nao mudou muito pois eram os mesmos Technics sL-1200 mk II com capsula shure M44C que se usa hoje em dia. Quanto a fita casstte: Nos anos 80 Comprar os vinis gerava um custo um tanto alto, e não havia internet para baixar. muitas euipes de som alugavam os LPs, muitos importados. fazia-se um Set mixado nos K7s deixava o pau quebrar. com 4 tape decks um mixer e um punhado de amplificadores para bater inumeras caixas. Tinha aquele lance de adiantar ou atrazar a fita para encontrar a musica desejada, mas era feito rapidamente. O som não parava.
Sinto que o som de hoje em dia perdeu muita qualidade nos graves, o grave esta muito seco puxado pra medio, ou seja ta gritante.

Abraços discotecarianos.

Deixe um comentário